sábado, 24 de dezembro de 2011

CORAÇÃO MAIS SADIO SEM FUMO...


Os estudiosos analisaram um município um ano e meio antes e um ano e meio após a implantação da lei antifumo nos mesmos moldes da que está vigorando no Brasil agora. O resultado é surpreendente. Neste breve espaço de tempo, houve uma queda de 23% no número de fumantes, caiu para quase a metade a quantidade de morte súbita por causas cardiovasculares e a quantidade de infartos diminuiu em 43%.

Levando-se em consideração que os outros fatores de risco para essas doenças continuaram os mesmos, na cidade, tudo leva a crer que a proibição de fumar em bares, restaurantes e até nos chamados fumódromos (áreas reservadas para fumantes) surtiu o efeito desejado. A pesquisa não faz menção aos fumantes passivos, mas é importantíssimo lembrar que as pessoas que trabalham em locais onde o fumo era permitido certamente tinham a saúde bastante abalada e, agora, respiram aliviadas.

Todos nós sabemos os males que o tabagismo provoca, mas é bom reforçar que os riscos de uma doença cardíaca ou de um acidente vascular cerebral aumentam de duas a quatro vezes entre fumantes. O vício reduz a circulação nos vasos sanguíneos (artérias), o que pode provocar doença vascular periférica pela obstrução das grandes artérias dos braços e pernas e causar uma série de problemas, de dor até perda de tecido ou gangrena.

Fumar também eleva em até 23 vezes a possibilidade de desenvolver câncer de pulmão e ainda pode provocar aneurisma da aorta abdominal (inchaço ou enfraquecimento da principal artéria do corpo). Precisaríamos de muito mais espaço e tempo para elencar todos os prejuízos à saúde que o cigarro provoca…

O que mais importa, no entanto, para os fumantes que leem este artigo ou para as pessoas que gostariam que seus entes queridos parassem de fumar, é saber que, com a devida orientação médica, largar o vício é possível e o processo é bastante rápido. Programas desenvolvidos por instituições de saúde respeitadas, públicas e privadas, contam com equipes multidisciplinares, apoiam o ex-fumante ao longo de vários meses e conseguem quase 100% de sucesso na tarefa de auxiliar as pessoas que não conseguem parar de fumar sozinhas. Este é um presente de Natal, de Ano Novo e de vida nova para você mesmo, para sua família, amigos e colegas de trabalho. Tome esta atitude e curta a vida em sua plenitude!



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Ozildo Terceiro -