quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CENSO ESCOLAR INDICA AUMENTO


Censo Escolar indica aumento de 8,6% de matrículas


PUBLICAÇÃO No ensino fundamental o decréscimo foi de 4,4%; e no ensino médio de 0,33%, o que representa 441.169 alunos a menos no sistema escolar



Os dados do Censo Escolar 2011 foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, dia 19. O levantamento publicado pela Portaria 1.746/2011 indica um aumento do número de matrículas na educação infantil.
Para consultar os dados referentes ao Rio Grande do Norte, basta consultar o link na página da Confederação Nacional dos Municípios na internet, abaixo a edição n. 242, de 19 de dezembro de 2011, na página 433 a partir da qual estão dispostos, por município, todas as informações do Censo Escolar 2011 relativas ao RN.
Com base nos números do Censo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula: comparadas ao ano anterior, as matrículas em creches registraram crescimento de 8,6%. Ao todo, foram 1,4 milhão de crianças de até três anos na escola matriculadas em creches municipais e estaduais.
O novo Censo mostra que do total de crianças na escola, 53 % são atendidas em regime integral. Segundo estimativa da Confederação, no ano anterior, o número era de 1,815 milhão, que representa aumento de 11% de 2010 para 2011. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o aumento das matrículas nas creches representa o esforço dos municípios no atendimento de suas responsabilidades.

DECRÉSCIMO - Ainda de acordo com a nova contagem, nas demais etapas da educação básica houve redução no número de matrículas. No ensino fundamental o decréscimo foi de 4,4% e no ensino médio de 0,33%, o que representa 441.169 alunos a menos no sistema escolar. Ao somar as duas etapas, as redes públicas contam com 15.934.047 milhões de matrículas, em que 9.053.896 no ensino fundamental 6.880.151 no ensino médio.
A CNM avalia que os dados divulgados são positivos para as administrações municipais e demonstram que os municípios têm providenciado a oferta da educação básica nas etapas que são sua responsabilidade. Além disso, mesmo com as dificuldades enfrentadas em relação ao financiamento da creche, o atendimento nesta etapa de ensino tem aumentado.



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